Encadernação


A Encadernação
Os primeiros livros encadernados de que se tem notícia eram excessivamente pesados. As folhas de pergaminho vinham costuradas com nervos de boi, enquanto a capa, feita de madeira, era ornada com pedras preciosas e tachas. Não bastassem esses materiais, já bastante pesados, o livro ainda tinha um fecho, cuja função não era meramente decorativa: servia para proteger as páginas do calor e da umidade. Com o tempo, os nervos de boi foram substituídos por fios de cânhamo e a madeira deu lugar ao cartão. 

Enfeites em relevo e fechos de metal foram abolidos, o que também contribuiu para aliviar o peso dos volumes.

Hoje, o processo de encadernação é relativamente simples. Os cadernos são costurados, colados ou mesmo grampeados e presos a uma capa de cartão. O processo se tornou industrial e o valor da encadernação se perdeu no meio das engrenagens de máquinas encadernadoras.



Como é bom ter em mãos um caderno finamente encadernado! Ornado com uma capa de cartão forrada com um lindo papel feito artesanalmente. A simplicidade é bela, mas a delicadeza é fundamental. O resgate desta arte se faz necessário.

Com mãos habilidosas e criativas, material de qualidade e muito carinho podemos atualizar a encadernação sem deixar o charme, a beleza, o detalhe e a praticidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário